VAMOS FAZER OUTRA VEZ NO FIM DE SEMANA

Oi,

nos ultimos meses, na verdade, exatos 22 meses, acordo aos DOMINGOS e vou preparar o CAFÉ.COM.GRAÇA que é degustado acompanhado com bolos, pães, biscoitos, bolachas, em nossos ENCONTROS das 10H00 e 18H30. Enquanto preparo o café, só uma expectativa toma conta do meu coração, com quantos caminhantes vou repartir a vida hoje. Nunca sei quem irá. Nem quantos irão. Saio de casa com a Lau, quando meu sogro não está em casa, geralmente na boa companhia do meu mano querido, Paulo Bregantim, Rosi, minha cunhada, na certeza que alguns la estarão. E isto acontece todos os DOMINGOS. Nunca fiquei sozinho. Eles vem de todas as regiões da cidade e dos municipios vizinhos à São Paulo. Nos encontramos, conversamos, oramos, as vezes cantamos, refletimos no Evangelho de Lucas, o Evangelho de Jesus de Nazaré. Repartimos nossos recursos . Por estarmos ao redor da mesa, nos olhamos o tempo todo. Nos familiarizamos uns com os outros. Aprendemos os nomes uns dos outros. Rimos, choramos, abraçamos, tocamos, somos tocados. Tudo muito simples, interativo, ecletico. Embora repitamos a cada encontro estes gestos, jeitos, modo de ser comunidade, a impressão é que cada encontro é difernte do ultimo. Não temos um cronograma rigido. Estamos crescendo, mas, não estamos num projeto expansionista. Não ha cobranças, mas, nào ha leviandade, descompromisso. Ha um clima no ar de que estamos em algo um tanto radical para muitos. Ha uma alegria gostosa. Ha cura de muiutos feridos. Ha um convite à NORMALIDADE e não à DECLARAÇÕES UFANISTAS. Ha um desafio pra se viver na terra como gente. Gente cuja alma tem corpo e carencias, necessidades, apetites, e tudo aquilo que é pertinente aos vivos. Ha um desejo de que em cada encontro acrescentemos itens à vida de modo que nos tornemos SERES HUMANOS MELHORES. Seres humanos que saibam lidar com alegrias, tristezas, vitorias, derrotas, encontros, desencontros e reencvontros. Assim é o Caminho da Graça. Assim são nossos encontros. É deste modo que nos apresentamos a Deus e aos homens. Não alimentamos expectativas exagerads sobre nada e ninguem. Uma coisa temos aprendido, que somos AMADOS DO PAI. Esta convicção que somos AMADOS DO PAI ETERNO, tem nos levado a querer RESPONDER A ESTE AMOR com, AMOR, SERVIÇO, GRATIDÃO, FÉ, PERDÃO, COMPAIXÃO, ALEGRIA e todos os ingredientes resultanttes de uma ALMA ACOLHIDA., SOSSEGADA, CONFIANTE e CONVERTIDA. Voce é parte disto ou pode fazer parte disto. Voce pode ser daqueles que só passou uma vez pelo Caminhoi da Graça, mas, nos ajudou construir o que somnos hoje, obrigado. Voce pode ser dos que chegaram na primira hora, mas, nem por isto, se sentem melhores que os outros tantos que foram chegando e se juntando a nós. Cada encontro é o ajuntamento de todos, e no encontro e na mutualidade nos afiamos uns aos outros e nos tornamos mais aptos para a vida. Obrigado. Por isto ja valeu, mas, penso, ha muito mais por vir e quem vier verá e, certamente se alegrará.

Bem, DOMINGO às 10H00 e 18H30, vamos repetir tudo outrra vez, e, quem sabe o sabor que isto nos trará. Vemha e experimente. Seja como for, vindo ou não, Deus te guarde e te de um ortimo fim de semana. Ah, va ao nosso blog ou ao site do Caio e informe-se sobre a CAMINHADA PAULISTA e o ENCONTRO DAS ESTAÇÀO DO CAMINHO EM FORTALEZA.

Com Carinho,

bjs

Carlos Bregantim

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

SE VOCE É DOS QUE BUSCAM AS BENÇÃOS DO DEUS ETERNO,
LEIA ESTE TEXTO DO NOUWEN


Jean Vanier, um canadense que fundou uma rede mundial de comunidades para deficientes mentais, observou mais de uma vez que Jesus não disse: "Bem-aventurados os que tratam dos pobres", mas: "Bem-aventurados os pobres de espírito". Por mais simples que pareça esta observação, nos dá a chave para o Reino."Eu gostaria de dar uma ajuda. E gostaria de fazer alguma coisa pelas pessoas em necessidade. Gostaria de oferecer consolação aos que estão de luto e aliviar os sofrimentos dos que vivem na dor". Não há, como é óbvio, nada de errado neste desejo. É um desejo nobre e louvável. Mas, a menos que eu me dê conta de que a bênção de Deus me advém daqueles que eu quero servir, a minha ajuda terá bem pouca duração e em breve eu estarei esgotado. Como é possível continuar a tratar dos pobres, se os pobres ficam cada vez mais pobres? Como é possível continuar a tratar dos doentes quando não há maneira de melhorarem? Como posso consolar os moribundos quando a sua morte me causa mais pena? A resposta está em que todos eles são uma bênção para mim, uma bênção que eu preciso receber. O ministério é, acima de tudo, receber a bênção de Deus através daqueles a quem nós prestamos esse serviço. Em que é que consiste esta bênção? É um raio da própria face de Deus. O céu consiste em ver a Deus! Ora bem, nós podemos ver a Deus no rosto de Jesus, e podemos ver o rosto de Jesus em todos os que precisam dos nossos cuidados. Uma vez perguntei a Jean Vanier: "Como é que encontra a força para ver tanta gente num só dia e para escutar os seus problemas e dores?" Ele sorriu bondosamente e disse: "Eles mostram-me Jesus e dão-me vida". Aqui reside o grande mistério do serviço cristão. Aqueles que servem a Jesus nos pobres serão alimentados por aquele a quem estão, de fato, servindo: "Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los." (Lc 12.37). Precisamos tanto de uma bênção! E os pobres estão à espera de nos abençoar.
(Henri Nouwen)



DEUS REPARTIU CONOSCO O BOM PASTOR


Na QUINTA FEIRA, o Bom Pastor lava os pés dos seus amigos e é traido por um deles.

Na SEXTA FEIRA, o Bom Pastor é crucificado e apenas um dos seus amigos estva lá.

No SABADO, o Bom Pastor está no sepulcro e os seu amigos curtiam o medo e a perplaxidade do fato.

No DOMINGO, o Bom Pastor, ressurge e a noticia chega aos amigos ainda atonitos com tudo.

Nos próximos 40 dias, o Bom Pastor visita seus amigos e lhes garante que de fato vencera a morte.

No Dia de Pentecoste, o Bom Pastor nos envia o Santo Espirito e nós, seus amigos, ganhamos a sensação gostosa de que nunca Ele nos abandonaria.

Hoje, em memória, celebramos a presença do Bom Pastor em nós, entre nós e sobre nós.

Hoje, esperançosos, nos alegramos, pois, a VIDA VENCEU e por conta disto, VIVOS SOMOS para e por Ele, sempre.

Salve o Bom Pastor.

Um brinde ao Cordeiro.

Bendito Pão da Vida.

Boa Pascoa.

Com carinho e agradecido.

Sim, podemos nos encontrar DOMINGO às 10h00 ou 18H30, pois, teremos as duas reuniões.

Bjs

Carlos Bregantim

CASA DO CAMINHO SÃO PAULO

O QUE EU POSSO FAZER NO CAMINHO DA GRAÇA

(ESTAÇÃO SÃO PAULO)

Uma das perguntas mais comuns dos que estão chegando e também dos que estão desde o inicio no Caminho da Graça é: O QUE EU POSSO FAZER NO CAMINHO DA GRAÇA? Esta pergunta procede, pois, não temos ministérios, departamentos, áreas específicas ou definidas. Não temos um organograma onde as pessoas poderiam se encaixar. Também não temos um cronograma ou planejamento estratégico que pudesse dar alguma direção ou o que esperar. Não temos enfatizado nenhum ministério em particular. Ainda somos um grupo de pessoas que se encontram para compartilhar a fé, o amor, a graça, os recursos e a vida. Estamos re-lendo os evangelhos a partir do evangelho de Lucas ( aqui em São Paulo ) e tentando traduzi-lo para a vida, para o cotidiano, isto é, na segunda feira e no resto da semana ( o entre domingos ) e não apenas nas quatro paredes de uma sala onde nos encontramos dominicalmente. Ainda não temos nenhuma estrutura , alias, nossa estrutura é mínima, simples, leve como são os nossos encontros. As crianças ficam a vontade entre nós. Juniores e adolescentes participam ainda, um tanto deslocados, é bem verdade, pois não há ainda uma turma, item indispensável aos desta faixa etária, mas, alguns que estão conosco, também estão livres e aparentam alegria e leveza. Os jovens já estão mais ambientados, e se mobilizando em, no mínimo, reflexões de como participarão no contexto do Caminho da Graça. Os adultos, casais e famílias que tem se aproximado de nós estão se adaptando ao nosso jeito informal de existir. Sim, hoje, nossa ênfase é na Palavra e no conviver ao redor da mesa, repartindo pão e vida uns com os outros. A sala onde nos reunimos é alugada só para os horários dos nossos encontros ( domingos às 10H00 e 18H30 ), portanto, inviabilizando qualquer fixidez no prédio. Quando me perguntam se não iremos estabelecer ministérios, departamentos ou áreas de serviço, digo que, no Caminho da Graça, tudo acontece de maneira natural, portanto, não criaremos nada que não seja absolutamente necessário em termos de estrutura. Agora, se eu tivesse que fazer valer algo no Caminho da Graça, em termos de organograma ou estrutura eu priorizaria “A CASA DO CAMINHO”. Idéia do Caio, onde, necessidades, necessitados, competências, recursos, habilidades, dons, enfim, seriam fundidos num ambiente de serviço mutuo. Na verdade, é o que desejo que aconteça no Caminho da Graça antes de qualquer outra iniciativa, isto é, GENTE SERVINDO GENTE E A DEUS, num ambiente de amor, graça, fraternidade e solidariedade. Como não temos uma propriedade e por hora não teremos, mesmo que alugada, desejo “construir” a CASA DO CAMINHO entre paredes virtuais, mas, com gente de verdade dentro. Pensando assim quero responder esta pergunta: O QUE EU POSSO FAZER NO CAMINHO DA GRAÇA?

01-Perceba-se. Note-se. Cuide-se. Consulte e avalie suas motivações. Avalie seus sentimentos, suas emoções, percepções, sensações. Voce está bem? Voce se sente melhor? Sabe, não desejamos que o óleo que lubrifica as nossas relações no Caminho da Graça seja um óleo negativo, amargo, de ressentimentos, magoas, malidiscências, criticas e juízo sobre pessoas, comunidades, igrejas...etc... Nossos assuntos não podem ser as dores do passado, a não ser, para trata-las e depois disto, bem “o melhor lugar para o passado é no passado”. Se voce esta em pleno “tratamento”, trate-se. Fique na maca quanto for necessário. Nós cuidaremos de voce e se for necessário, carregaremos voce até que se recupere. Queremos voce melhor como pessoa, como gente, como ser humano.

02-Perceba quem está ao seu lado. Desejamos relações pra valer. Nada de meca. Nada de mecanicidade relacional, jargões, palavrórios, discursos vazios. Saiba quem está ao seu lado. Pergunte o nome. Pergunte se a pessoa está bem e, espere que lhe diga se está ou não. Aprendi com um amigo algumas perguntas interessantes a serem feitas nestes casos ou em todos os casos:

VOCE ME DIRIA SE NÃO ESTIVESSE BEM?

VOCE TEM PRA QUEM DIZER QUE NÃO ESTÁ BEM?

VOCE JÁ ESTEVE MELHOR?

VOCE SABE O QUE É NECESSARIO FAZER PRA QUE FIQUE BEM?

Bem, depois de ter algumas informações de quem está ao seu lado. Gaste tempo OUVINDO e pra isto voce precisa ficar quieto e atento.

03-Quais são as competências, recursos, dons, habilidades que voce pode disponibilizar às pessoas e, claro, a Deus, pois, servimos a Deus servindo pessoas. Por exemplo: Voce é bom ouvinte? Voce é paciente para caminhar com alguém em amor, graça, fraternidade e solidariedade? Voce sabe construir pontes entre pessoas? Voce disponibilizaria suas competências profissionais às pessoas em horários alternativos? Voce abriria portas em sua empresa para pessoas necessitadas de colocação profissional? Voce assessoraria pessoas segundo sua competência em tempos de necessidades, isto é, acompanhamento pastoral, psicologico, jurídico, empresarial etc..? Voce abriria as portas de sua casa para estes tipos de acompanhamento? Emfim, o que voce disponibilizaria às pessoas?

É obvio que a maioria de vocês quando viram a pergunta O QUE EU POSSO FAZER NO CAMINHA DA GRAÇA, pensaram que minha resposta seria dentro dos esteriótipos comuns às igrejas evangélicas, isto é, opa, até que enfim vamos organizar as “coisas” no Caminho da Graça. Quem sabe agora vamos criar alguns ministérios e estruturar o funcionamento do Caminho da Graça. Lamento, mas, não é assim que penso. Penso em uma REDE DE RELACIONAMENTOS E SERVIÇOS MUTUOS EM AMOR, GRAÇA, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE. Penso na CASA DO CAMINHO, como instrumento de GRAÇA OPERACIONAL. A Graça Operacionalizada é a Graça que age, que toca, que ouve, que abraça, que acolhe, que serve cura, pois, servir é cura para muitos males.

No blog Graça&cia (http://www.gracaecia.blogspot.com/ ) há um tópico da CASA DO CAMINHO onde voce poderá se identificar e se cadastrar nesta REDE DE RELACIONAMENTOS. Vamos criar um e-mail-grupos para que circule entre os da CASA DO CAMINHO informações de quem está em um quadro de necessidade e quem poderá servir e suprir esta necessidade. Aliste-se como freqüentador desta CASA DO CAMINHAO.

Para não frustrar os que esperavam uma palavra sobre uma estrutura mínima para o funcionamento do Caminho da Graça, digo que, manteremos a informalidade, a simplicidade, a familiaridade, o ecletismo, o bom humor, a leveza, mas, claro, com toda responsabilidade que o evangelho requer de nós e, por conta desta responsabilidade, nos serviremos dos dons espirituais, das habilidades pessoais, dos talentos naturais de todos para dar um mínimo de estrutura visando atender as visíveis necessidades das pessoas. A prioridade zero neste caso é ACOLHER AS CRIANÇAS que são trazidas por seus pais em nossos encontros, desde as de colo até os meninos e meninas até 11, 12 anos. Os adolescentes requerem uma reflexão mais adequada. Aos jovens proponho encontros para COMVIVENCIA, COMPROMISSO, REFLEXÀO, ARTE & LAZER. Claro, todas as iniciativas que surgirem visando promover e fortalecer os vínculos e as propostas do Caminho da Graça, sempre serão bem-vindas, desde que não nos afastemos de nossas características atuais já ditas acima.

A arte no Caminho da Graça será sempre estimulada pois entendemos que através dela se expressa os atributos de Deus. A musica é um item no contexto da arte e será sempre para nós algo bem-vindo. Todos os que tem habilidades artísticas podem e devem participar na elaboração dos nossos encontros para torna-los cada vez mais agradáveis e belos. Todas as expressões artísticas são bem-vindas. CAMINHO DA GRAÇA ARTE & CIA identificará e viabilizará a inclusão e participação na dinâmica dos nossos encontros.

O ensino da Palavra, sua re-leitura, sua interpretação à luz da contemporaneidade e aplicação no cotidiano deve receber dos que tem os dons específicos nesta área todo cuidado. CAMINHO CONTEMPORANEO, CONTEXTUALIZAÇÃO CRISTÃ NO CAMINHO. Observar que estamos em uma mudança de época e não mais em época de mudanças. Isto implica em profundo cuidado, oração, reflexão e um árduo trabalho para fazer valer todas as necessárias mudanças para que o evangelho chegue aos ouvidos e corações sem contaminações.

Abro aqui um diálogo com todos os que entendem que podem contribuir para responder está pergunta O QUE EU POSSO FAZER NO CAMINHO DAGRAÇA?

Por favor, considere a possibilidade de se inserir neste contexto, especialmente se voce é daqueles(as) que quando perguntado(a), onde voce está congregando?, ou em qual comunidade voce está indo?, ou de qual igreja voce faz parte?, ou, com qual grupo voce se reúne?, e voce responde, hoje eu estou no Caminho da Graça ou, hoje eu sou do Caminho da Graça.

Lembre-se, todos os que foram tocados por Jesus de Nazaré., reagiram com serviço ao outro e se repartiram e nisto glorificavam a Deus. Adorar é servir às pessoas servindo a Deus.

Por favor, reaja a este texto.

Com carinho e responsabilidade.

Bjs.

Carlos Bregantim


--------------------------------------------------


TODOS SÃO BEM-VINDOS AO CAMINHO DA GRAÇA
ESTAÇÃO SÃO PAULO
( entrada franca )

Escolha um dos horarios aos DOMINGOS, ou às 10H00 ou às 18H30 e venha nos conhecer.

Encorajo voce a participar, e também, convidar seus familiares e amigos, especialmente os que não estão freqüentando nenhuma comunidade. Encaminhe este e-mail a outros ou, se desejar, me envie o e-mail daqueles que voce gostaria que recebessem este convite.Voce pode enriquecer a MESA do nosso CAFÉ.COM.GRAÇA, VINDO e também, com o que voce gosta, ( doces e/ou salgados, sucos, refrigerantes e o café é sempre por minha conta )

No ENCONTRO, voce é instrumento de benção na vida de muitos e certamente, muitos são bênçãos em sua vida. No ENCONTRO, aprendemos, DAR e RECEBER. Não despreze a simplicidade de um ENCONTRO, pois, na história, simples ENCONTROS, mudaram as vidas de pessoas e nações. Em nossos ENCONTROS não nos preocupamos em fazer coisas, mas, tentamos SER GENTE, tentamos nos adestrar uns aos outros para sermos SERES HUMANOS MELHORES.


---------------------------------

IMPACTADO COM GESTOS DE AMOR

Hoje é o chamado “SABADO DE CARNAVAL” Aqui são quase 21H00. Amanhã, às 18H30, querendo e permitindo Deus, nos reuniremos com os caminhantes que ficaram em São Paulo. Oro e suplico ao Eterno que guarde, cuide e traga de volta os que viajaram. Escrevo agora, agradecido e mais uma vez, impactado com gestos de amor de alguns queridos que são instrumentos do bem em minha vida. Impactado porque estes gestos vem de gente que não me conhecem como os que caminharam comigo durante anos. Gente que se reparte de um modo que chega constranger. Gente que só falta implorar pra me fazer o bem, já que, reconheço, sou orgulhoso e resisto a estes gestos. Gente que me ajuda sem que eu lhes tenha feito nada. Gente que não faz perguntas constrangedoras. Gente que por estar lhe fazendo o bem, não te olha com aquele olhar do tipo, “olha como sou bom pra você” É impressionante como cada vez mais estes gestos vem dos que nos acostumamos a chamar de “os de fora” ou daqueles que também nos acostumamos a chamar de “excluídos, desviados, frios na fé...etc...” Gente que não se perde em discursos carregados de palavras de amor, mas, gesticulam efetivamente em direção do carente, necessitado e vê, e toca, e se reparte. Gente que não tem o esteriótipo do bonzinho, certinho, arrumadinho e nem conseguem ser politicamente corretos, mas, são explícitos na ação para o bem. Gente que sabe quem você é, e o que você fez, mas, olham para si mesmos e também se reconhecem imerecedores dos favores de Deus e dos outros, como me sinto o tempo todo, mas, e daí, eles só aprenderam a fazer o bem e é o que fazem, pois, não aprenderam a ser religiosos. Certamente não conseguiriam elaborar um pensamento cristão a ponto de convencer um concilio de mestres em teologia, mas, uma coisa eles sabem fazer, o bem, e fazem. Hoje, eles não se encaixam em nenhuma estrutura religiosa, mas, se encaixam na vida de outros e de muitos e produzem em tantos o bem que gera o bem. Cada dia fico mais esperançoso de que há pessoas com um coração voltado para Deus, embora, nem eles mesmos saibam disto. São pessoas que não sabem se tem Deus neles, mas, Deus sabe que os tem e pode usa-los sempre. São soldados dispostos ao extremo para servir alguns. Agradeço a Deus por eles. Como é bom conhecer alguns deles. Bom seria poder ser um deles. Oro pra que voce os encontre. Oro pra que eles o encontre. Oro pra voce seja um deles. Oro pra que Deus nos torne GENTE DO BEM.

Graça, paz & todo bem a vc e sua casa...sempre.

Carlos Bregantim

Caminho da Graça.

Fevereiro/2008

-------------------------------

COMUNICADO MUITO IMPORTANTE:

Caminho e Fraternidade no Caminho – Caio

Queridos amigos na caminhada: Graça e Paz!

Caminhando na busca de manter a pureza e simplicidade devida a Jesus — Reafirmamos nosso desejo de andarmos em honra e reverencia uns aos outros, buscando servir conforme a manifestação do dom do Espírito concedida a cada um de nós, e sempre almejando as diversas expressões de dons e serviços voluntários à causa simples e revolucionária do Evangelho ao qual servimos e pelo qual vivemos, e que se consuma na prática do amor mútuo e do amor decisão até junto aos inimigos —, chegamos a um ponto da caminha comum da divulgação da Palavra, no qual expansões estão sendo necessárias e renovações para o crescimento se tornam importantes, para que tudo seja feito sem peso e sempre com muita alegria.

Assim, comunico as mudanças que estão acontecendo no Caminho da Graça e na Fraternidade no Caminho, a fim de facilitarmos as coisas e melhor servirmos aos que nos buscam em razão da Palavra: [Leia Mais]


Agenda
Confira a Agenda para os Encontros de Fevereiro.
Clique aqui e Veja.

0 comentários: