CHORAR COM OS QUE CHORAM




Chorar com os que choram
DE CAROL BREGANTIM

Essa é uma frase que sempre fez sentido pra mim, mas penso que a maioria das pessoas pensa nela de uma maneira metafórica e não literal. Mas preciso dizer a quem pensa assim: ela tem significado literal!

É isso mesmo, chorar! Que significa se colocar no lugar do outro e sentir a sua dor! Fácil? Não. Bem difícil eu diria. Já que estamos muito ocupados com as nossas próprias dores.

Mas porque estou falando isso? Bem, um dos meus tios mais queridos morreu a semana passada. E eu estava longe e não pude vivenciar essa dor de perto junto com os meus.

Mas me surpreendi com 2 tipos de pessoas: aquelas que fizeram tudo que estava a seu alcance para que esse fosse um momento mais ameno e as que pareceram não se importar.
Então resolvi escrever para ajudar as pessoas que tem dificuldades com esses momentos.

Para que elas aprendam uma das lições mais difíceis da vida!

Eu, particularmente, nunca tive dificuldades de ir em velórios, é claro que não é o lugar mais legal do mundo pra se estar, a atmosfera de um velório é sempre pesada e é normal que não se saiba muito o que fazer, como agir, o que falar, etc.

Mas aprendi uma coisa com o meu pai, ainda quando era pequena que ficou marcada pra sempre. Meu pai sempre me disse assim:

Filha valorize as pessoas que você vê em velórios, porque em festa é sempre muito fácil de estar e tudo mundo quer estar, mas as que freqüentam esse ambiente da morte merecem nossa atenção, carinho e respeito sempre!

Isso é a mais pura verdade! Porque essas pessoas entenderam o significado da frase acima! Elas não se importam com o fato de não saber como agir, o que falar, etc.

Elas, simplesmente, decidiram compartilhar o momento da dor, do choro! E como elas são especiais por isso!

Não estou dizendo, claro, que todas as pessoas no mundo têm o dever de agir dessa maneira. Mas estou dizendo que esse é o tipo de coisa que todo mundo pode fazer, e garanto você não vai morrer fazendo isso!

Você não vai estragar o seu dia! Mas você pode melhorar e trazer vida para o dia de alguém!

Se você pode estar perto, esteja perto! Não precisa falar nada, apenas esteja perto!
Se você não pode estar perto, faça-se perto! Esse parece um pouco mais difícil, porque nesse você terá que falar, escrever, demonstrar que esta perto de alguma maneira. Mas não é.

Quando estamos tristes e vivendo a nossa dor, a gente não espera que ninguém nos diga: Calma, vai passar! Não fica assim! Bla bla bla! A gente espera que as pessoas entendam o nosso sentimento.

Então diga o que você diria se isso acontecesse com você! Bem provável que não saia as palavras mais bonitas do mundo. Mas se você mandar uma msg, ou dizer pelo telefone: “Que merda querido! Não acredito que isso aconteceu! Olha não possa estar ai agora, mas tamu junto!” – pronto!

Que lindo! Era só isso! Para os que gostam da coisa mais bonitinha: “ Querido, estou orando por vcs agora! Tamu junto!”. E obvio, use suas palavras, do jeito que a relação que você tenha com a pessoa te permitir, mas não deixe de fazer!

No dia da morte do meu tio, eu liguei e mandei mensagem para alguns amigos pedindo que eles fossem o meu abraço na minha família. E fiquei feliz em saber que eles foram! Que eles estiveram lá! Que abraçaram a todos com o meu abraço! E claro, me acolheram também por mensagens, e-mails e ligações!

Esse é o tipo de gente que eu não vou abrir mão nunca na minha vida! Porque estiveram comigo no tempo da dor! E pode ter certeza não serão esquecidos no tempo de festa!

Oro para que você também seja alguém que chora com os que choram!

CAROLINA SANTOS BREGANTIM

0 comentários: