Como começar uma iniciativa do caminho?

O QUE FAZER PARA COMEÇAR UMA "INICIATIVA DO CAMINHO DA GRAÇA"

MÍNIMOS RAZOÁVEIS

Todos os dias e quase o dia todo, chegam e-mails de gente boa de Deus de todo Brasil e fora dele, com esta pergunta,

COMO FAZER PARA COMEÇAR
UMA
INICIATIVA DO CAMINHO DA GRAÇA (ICG)?

Claro, tentamos responder a todos da maneira mais simples possível, pois, não desejamos e nem temos um padrão ou critérios fechados sobre este assunto.

No entanto, há o que eu tenho chamado de MÍNIMOS RAZOÁVEIS, e é o que coloco abaixo na expectativa de contribuir com todos que desejam saber como é que isto acontece entre nós.

01-É inegociável a "conversão a Cristo" e não ao cristianismo ou a "igreja". Entendendo que, CONVERSÃO A CRISTO se resume em dar razão a Deus sempre.

02-É inegociável que já se tenha rompido com a instituição religiosa, seja ela qual for.

Leia Mais...

03-Que haja disposição para uma re-leitura das escrituras sagradas a partir de Jesus, tendo-O como chave hermenêutica para a interpretação clara do Evangelho. Re-leitura do Novo Testamento com ênfase nos evangelhos. Leitura do ENIGMA DA GRAÇA e SEM BARGANHAS COM DEUS e todo o conteúdo do site ( www.caiofabio.com ). Não tenha pressa nesta etapa. Não se deixe vencer pela preguiça na leitura. Não leve em conta o pressuposto natural que nos leva a achar que já sabemos tudo. Sabemos muito de religiosidade, mas, sabemos pouco sobre a Graça.

PARAGRAFO ÚNICO

Sem que isto tenha acontecido, digo, esta consciência radical a respeito da Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo, e este desvenciliar-se de todas as algemas institucionais religiosas , é muito difícil dar prosseguimento neste processo de começar uma iniciativa do Caminho do Graça. Recomendo nestes casos um caminho de aproximação com alguém ou alguns que partilham desta mesma consciência, até que haja maturidade suficiente para esta jornada na avenida sem demarcação que é o Caminho da Graça. Sim, pois, o Caminho da Graça é uma caminhada numa estrada sem demarcações, mas, sem perder o rumo, isto é, sabendo bem onde se quer chegar. Sem perder o foco.

04-CONVOCAÇÃO E CONVOCADOR ( ES )

Sim, é necessário que haja uma CONVOCAÇÃO e por consequência alguém ou alguns que convoquem outros para a INICIATIVA DO CAMINHO DA GRAÇA ( ICG ). Esta convocação deve partir destes(as) e do lugar onde se deseja uma ICG.

O CONVOCADOR ( pode ser mais de um ) deve ser alguém que tenha na sua rede de relacionamentos alguns que, em sendo convidados, viriam para uma ICG. Sim, esta é uma pergunta que, quem deseja começar uma ICG deve fazer a si mesmo(a).
"Se eu convocar pessoas para começar uma ICG, alguém virá?" isto porque no Caminho da Graça não há um plano de expansão. A expansão acontece naturalmente a partir de pessoas que assim desejam.


O CONVOCADOR deve ter "O QUE DIZER"

Sendo ele o mais interessado em que uma ICG exista em sua região, ele é o que irá comunicar aos que atenderem sua convocação.

O CONVOCADOR deve ter "UM JEITO DE DIZER" o que ele pretende de modo que os convocados entendem bem qual é a proposta.

O CONVOCADOR não necessariamente será o MENTOR da ICG, embora, normalmente é isto que tem acontecido. Mas, não necessariamente é assim, outro poderá ser o MENTOR.

PARAGRAFO ÚNICO

Duas situações tem sido comuns entre os que desejam começar uma ICG, por isto, das colocações acima, senão veja:

-Alguns que tem este desejo já foram ou ainda são lideres, pastores de comunidades ou grupos comunitários e, portanto, já agregam pessoas em torno de si e do que ensinam. Pra estes a convocação é natural e o atendimento das pessoas às convocações também é natural.

-Já outros que tem o mesmo desejo, não lideraram e não estão liderando nenhum grupo. Identificaram-se com o movimento Caminho da Graça. Romperam ou estão em fase de rompimento com suas instituições, mas, não necessariamente teriam a quem convocar, ou, mesmo tendo, é possível que suas convocações não sejam atendidas. ( isto já aconteceu entre nós algumas vezes ) Isto já aconteceu inclusive com alguns que são lideres.

É por levar em conta estas possibilidades que recomendamos cautela, calma. Não encorajamos precipitações convocatórias para que não haja frustrações posteriores.

O desencanto com as instituições religiosas é tão grande que muitos estão ansiosos para começar algumas ICG, mas, em muitos casos é melhor que haja prudência, até pra que se curem algumas feridas restantes dos rompimentos. Não ha pressa.

Para muitos o mais complicado não é sair da instituição religiosa, é tirar a instituição religiosa de dentro de si mesmo.

"SAÍMOS DA COISA, MAS, A COISA NÃO SAI DE NÓS TÃO FÁCIL"

05-UM LUGAR PARA OS ENCONTROS
É importante que se tenha um endereço. Pode ser uma casa, apartamento, garagem, uma sala de escritório, um buffet, um salão de beleza, um local publico, etc...Bom que fosse um local estratégico para aqueles que se deseja convidar.

06-UM DIA PARA OS ENCONTROS
Estabeleça um dia que seja adequado para a maioria das pessoas. Pode ser qualquer dia. Estabeleça qual será a periodicidade dos encontros ( semanal, quinzenal, mensal )

07-UM HORÁRIO PARA OS ENCONTROS
É importante um horário para se encontrar. Que seja um horário confortável para a maioria das pessoas.

08-O AMBIENTE DOS ENCONTROS
O normal no Caminho da Graça é a SIMPLICIDADE, a informalidade, a interação, o ecletismo dos e nos encontros. O CAFÉ.COM.GRAÇA é a hora do partir do pão juntos, onde se reparte vida & pão.

09-A DINÂMICA DOS ENCONTROS
Não há liturgias fixas. O mentor da o tom da dinâmica dos encontros. Prima-se pela simplicidade em tudo. Valoriza-se o ENCONTRO DAS PESSOAS. Lembrando que, pessoas tem nomes e histórias que devem ser valorizadas.

10-PERGUNTAS COMUNS

Quem pode começar uma ICG?
Voce. Voce que tem escrito a nós do Caminho, perguntando se tem uma iniciativa ou uma estação do Caminho perto de voce.
Leia com atenção o que está acima e pense nesta possibilidade.

Há um numero mínimo de pessoas par se começar uma ICG?
Não. Usamos o numero recomendado pelo Senhor. "Onde estiverem 2 ou 3 reunidos em meu nome, ali estarei Eu com eles".

Há uma hierarquia no Caminho da Graça?
Não. O que há é o reconhecimento dos dons, talentos, habilidades, competências e disponibilidades que são colocados a serviço do Senhor e das pessoas.

O Caminho da Graça é uma denominação evangélica?
Não. Somos um movimento que se identifica com todos os que decidiram seguir a Jesus de Nazaré da maneira mais simples possível.

No Caminho da Graça "cobra-se"o dizimo?
Não. Nós nos repartimos e repartimos nossos recursos. Alguns usam o dizimo como uma referencia, o que não é "pecado", pois é bíblico.

O que tem acontecido é que a maioria dos que saem da instituição religiosa onde se fazia barganhas com Deus, usando o dizimo como moeda de troca com o Eterno, no Caminho da Graça se vêem tão livres que não contribuem com nada.

Estes punem a graça por conta de terem sido vitimas e defraudados pelas instituições religiosas. Alguns tem se tornado indiferentes às necessidades mínimas que, claro, existem no Caminho da Graça.

Por outro lado, há uma crescente consciência sobre o REPARTIR RECURSOS e isto é lindo de se ver.

No Caminho da Graça há um rol de membros?
Não. Por isto denominamos nossos encontros de "ESTAÇÕES DO CAMINHO", pois, tem gente que vem, tem gente que vai, tem gente que volta, tem gente que fica. Não há cobranças constrangedoras de presença, pontualidade, etc...

Bem, se o que escrevi ainda não é suficiente, continue fazendo perguntas e tentaremos responde-las.

No mais, é começando que se começa, então COMECE.

Se voce ja começou ou vai começar, avise-nos.

Fique a vontade para repassar estas informações, mesmo que seja apenas para esclarecimentos aos que tem duvidas a respeito.

Graça, paz & todo bem a voce e sua casa.

Bjs.

Carlos Bregantim

0 comentários: