CAMINHANDO ANTES DE 2011



Conheço bem os "santos" que não suportaram e não suportam as minhas lepras, mas, conheço bem os "leprosos" que limpam minha lepra.

Conheço bem a escuridão de uma caverna existencial, mas, conheço bem as mãos que se estenderam pra me tirar de lá e sou muito grato.

É interessante que pra alguns é mais fácil ser solidario na dor do que ser solidário na alegria.

Porque a alegria de alguns parece ser ofensiva pra outros? Não é melhor se alegrrar com quem se alegra?.

Não tenha nada alem do que é de uso diario. Não acumule alem do que vc precisa pra cada dia. O Natal é bem melhor qdo podemos nos doar.

O Feliz Natal de alguns pode estar esquecido em nossos armários, guarda roupas, guarda sapatos e/ou encostado em algum canto da casa.

Alias, um Feliz Natal e um agrado fazem muito bem a estes que nos prestam tantos pequenos favores o ano todo. Reparta-se neste Natal.

Alem dos da familia, há os balconistas da padaria, cxs do supermercado, frentistas,garis, vigias e tantos que nos servem diariamente.

Repito, nossa tendencia é ter compaixão dos que estão distantes. Tem gente bem perto gemendo e a gente não ouve. Observe os de perto.

Claro, há urgencias, emergencias, prioridades, mas, desdenhar do sofrimento de quem reclama de uma dor é um erro primário. Discernir e agir.

As vezes achamos q a dor de alguns é menor q a de outros e desdenhamos dos que pensamos sofrer menos, mas, cada um sabe bem qto doi uma dor.

Aprendo com Jesus de Nazaré sobre compaixão e a urgencia da solidariedade. Deixar para amanhã pode ser tarde pra alguns.

Compaixão é vital qdo se lida com o sofrimento humano

Mais cedo ou mais tarde teremos que brigar alguma briga. Tomara seja uma briga relevante, portanto, uma"boa briga".
Boas brigas existem.

Pra q a relação não quebre, exigi-se, reconfigurações e adequações constantes. Podemos chamar isto de renovação de alianças permanentes.

Ouça muito: Sou exigente comigo mesmo e penso q posso exigir do outro na mesma medida. Digo eu: Nem sempre o outro suporta tal exigencia.

Alguns relacioanemntos não suportam o grau de exigencia de uma das partes e acabam se fragilizando e se tornando vulneráveis.

Alguns relacioanemntos, depois de alguns solavancos da vida, expoem seus limites, por isto, precisam ser levados pra outros patamares.

Nos relacionamentos devemos levar em conta os acidentes de percurso q mudam contornos relacionais e novas alianças precisam ser feitas.

Ouço muito: Decepcionei-me com "amigos, familiares, irmãos.." Pergunto-me: Com quem deveria me decepcionar, com inimigos/desconhecidos?.

Na caminhada a gente sempre acaba pedendo algo precioso, mas, oro pra não perder o sentimento de gratidão e e pra manter-me esperançoso.

Gestos de generosidade e carinho sempre fazem bem. Sou muito grato ao Eterno Pai por tantas manifestações que tenho recebido nestes dias.

Carlos Bregantim

0 comentários: